quarta-feira, dezembro 22, 2004

Compras e mais compras


Tarde com sol no Porto..azáfama na baixa e nos shoppings, com as pessoas a comprarem os presentes à última hora, de resto um hábito dos nossos conterrâneos..
Parece que nestes dias que antecedem o Natal ninguém trabalha, exceptuando os lojistas..esses até horas extraordinárias fazem, mas, mesmo assim, e com as pessoas a sairem de sacos cheios(de compras..evidentemente), se queixam da crise.."isto tá muito mau..".. "nos anos anteriores era sempre melhor"..enfim, provavelmente queriam ajudas governamentais de um país de tanga..ou não..
A verdade, é que a crise é aparente, porque as pessoas continuam a consumir desenfreadamente, endividando-se o mais que podem, para satisfazer os desejos dos mais pequenos e dos mais graúdos..
Claro que chega uma altura, em que as prestações sem fim se tornam incomportáveis, e vemos notícias como as de ontem no jornal da noite da Sic, em que uma família de 7 elementos só tinha 20 euros até ao fim do mês, dinheiro que mal chega para enganar a fome até ao mês seguinte, quanto mais para uma consoada à portuguesa ou prendas..
As pessoas têm que se consciencializar de uma vez por todas que têm que viver com aquilo que efectivamente ganham, não vivendo acima das reais possibilidades, porque se o não fizerem correm o risco de ficar na mais desumana miséria, e levar com eles os que têm a cargo..
Haja bom senso...

Sem comentários: