quarta-feira, março 16, 2005

Crise no FCP

Depois de 2 épocas gloriosas, talvez as melhores de sempre da história do clube, em que se ganhou tudo o que havia para ganhar, o Porto bateu no fundo e atravessa um dos períodos mais negros da sua história.
A desculpa que tem sido dada de que ainda estamos na luta pela vitória na Super(?)liga, é uma mera manobra de diversão, porque o que na realidade se passa no clube é demasiado grave!
No último defeso, o FCP conseguiu amealhar muitos milhões de euros, provenientes quer das receitas da Champions League, como das vendas por somas astronómicas de Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Deco, e até o próprio Mourinho.
A administração do clube, poderia ter aproveitado para ver-se livre no enorme passivo acumulado, e sanear as contas, e para isso, bastaria ter feito 3 ou 4 aquisições no mercado interno, sem entrar em loucuras, e fazer uma aposta forte na formação, contratando também um treinador português, que conhecesse bem os jogadores e o campeonato.
Ao invés, Pinto da Costa e os seus pares, gastaram quanto puderam.. contratações como Quaresma(que veio contrariado), Diego(que não merece sequer ser comparado com Deco), Fabiano(que está a sair uma aposta furada), Pepe(toda a gente vê que não tem categoria para jogar no Porto, Areias(deste nem vale a pena falar), e mais um camião de jogadores, mormente brasileiros, dos quais até agora só Ibson me convenceu.
A única contratação que foi indiscutivelmente acertada, foi a de Seitaridis.
Sendo que os erros mais graves, foram sem dúvida, a compra de Postiga, que envolveu um jogador que faz uma falta tremenda ao meio campo - Pedro Mendes, e que foi sem dúvida, um dos maiores erros de sempre de Pinto da Costa. Postiga não tem sequer categoria para jogar na Superliga, e isso está à vista de todos.
Paulo Assunção e Rossato foram mais dois erros, sendo que ainda ninguém me conseguiu explicar a venda do melhor defesa esquerdo do campeonato na época passada.
Desde cedo se percebeu que este ano as coisas não iriam ser fáceis, Mourinho é um géniozinho da bola, e a ele se deve o sucesso que o FCP teve nos últimos anos. Por muito que possa custar a Pinto da Costa, quando Mourinho chegou, o clube estava uma lástima, estava de rastos, tal como está agora, e foi Mourinho que o conseguiu por na rota do sucesso. Quanto a isto não restam dúvidas, até porque antes de Mourinho chegar, se começavam a ouvir aqui e ali vozes contra Pinto da Costa, e nunca antes o nome do presidente havia sido posto em causa..
Era óbvio para todos que depois da saída de Mourinho para o Chelsea, o Porto teria que apostar num treinador português, dentro da "escola" Mourinho, que continuasse o trabalho desenvolvido, sabendo porém de antemão, que não há pessoas iguais, mas que todos são substituíveis.
Apesar disso, Pinto da Costa, foi buscar Luigi Del Neri, um técnico italiano que ninguém cá conhecia, pelos vistos nem o próprio presidente, que quando se apercebeu das suas "filosofias de jogo", o recambiou para Itália.
Fernandez, veio a seguir, e chegamos agora à conclusão de que não tem grandes culpas no cartório, e Couceiro pouco melhor conseguirá fazer, porque não se conseguem fazer omeletes sem ovos..
Em termos de Balneário as coisas estão muito mal, tendo Derlei(que saiu vergonhosamente do clube) e Carlos Alberto sido os bodes expiatórios.
Depois da derrota escandalosa com o Nacional, os portistas sentiram-se envorgonhados, tal como se sentiram ontem, depois da paupérrima exibição contra o Inter, que mostrou ser uma equipa perfeitamente acessível..
A única hipótese que o Porto tem de ganhar o campeonato, é desde já, ganhar em Alvalade.
Coisa que me parece extramamente improvável, até porque a equipa não está minimamente entrosada, não há qualquer ligação entre os sectores, o nº10 não funciona, Costinha e Jorge Costa estão de rastos, e o mais grave de tudo, é que a equipa não consegue marcar golos..
Vamos ver no que isto vai dar..esperemos ao menos que Couceiro consiga construir uma verdadeira equipa para a próxima época, uma equipa que volte a encher de orgulho os adeptos, e sobretudo uma equipa que jogue bem, mesmo quando não ganhe..

Sem comentários: