domingo, agosto 28, 2005

Ricardo, "o Sem-Luvas"


Muito se tem escrito e dito há uns meses a esta parte, acerca das exibições do guarda-redes do Sporting.
A verdade, é que Ricardo está a ser destruído pela imprensa que o criou, porque se é verdade que o jogador do Sporting não é, nem nunca foi, um grande guarda-redes, não deixa de ser verdade que também não será tão mau como agora querem fazer parecer..
A carreira de Ricardo pode ser dividida em 3 fases, uma 1a, em que ele se assumiu como titular da baliza do Boavista ainda jovem, onde dava muito nas vistas, porque numa equipa como a do Bessa, o guarda-redes está indiscutivelmente mais vezes em acção que numa equipa grande.
A 2a fase chega com a transferência para o Sporting(depois de meses de "namoro" com o Benfica..).Na primeira temporada em Alvalade, Ricardo foi sistematicamente defendido pela imprensa, mesmo quando durante a época cometeu fifias enormíssimas, comprometendo diversas vezes a equipa..Qual seria então a razão para Ricardo ser tão defendido? a resposta é simples, Scolari tinha preterido Baía nas convocatórias para a Selecção Nacional, e toda a gente sabe o "carinho" que a imprensa(mormente sediada no sul) dispensa ao FCPorto. Mas, a escolha estava feita, o melhor guarda-redes português de todos os tempos era preterido das escolhas do seleccionador, e Ricardo era o eleito. A imprensa apressou-se a levar ao colo o "menino" de Scolari, tendo inclusivamente, feito críticas absolutamente injustas e gratuitas à carreira do jogador português com maior palmarés.
Ricardo saiu em estado de graça do Euro2004 por ter defendido um penalty sem luvas e por ter marcado logo a seguir o penalty decisivo. Será que este momento foi assim tão importante? será que ninguém viu que o erro na final contra a Grécia que nos custou um trofeu tão prestigiante, foi cometido justamente pelo Ricardo, numa saída absurda da baliza?
Não, aparentemente ninguém de bom senso viu isso, e Ricardo continuou num pedestal, ao ponto de surgirem nos jornais notícias fantasiosas do interesse de grandes clubes europeus nos seus serviços.
A 3a fase começa com o erro contra o Benfica na Luz que custou um campeonato ao Sporting, seguiram-se os erros na final da Taça Uefa, e mais recentemente contra o Belenenses, e Udinese, este último contribuiu para o afastamento da Champions.
É a partir da 3a fase que todos se apercebem que Ricardo afinal não é tão bom assim, e é feita uma pressão tal, que Peseiro tem que mandar o guarda-redes descansar para a bancada.
Ricardo é um guarda-redes mediano, como muitos outros da Superliga, não é o melhor, nem é o pior, estará concerteza entre os 10 melhores.
É obvio que não merece ser o titular da baliza da selecção, porque Baía é incomparávelmente melhor, mas tem lugar em muitas das equipas da Superliga.
Não o tentem meter em voos mais altos, porque, "cada macaco deve estar no seu galho".

O resto da história segue dentro de momentos...

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Bem escrito!