domingo, outubro 16, 2005

Co Adriaanse


A derrota de ontem à noite frente ao velho rival deu para tirar algumas ilações em relação ao resto da época.
Primeiramente, pode constatar-se que, com este esquema táctico, qualquer equipa com um treinador razoável que revele alguma matreirice, se arrisca a ganhar ao Porto, seja em casa ou fora..
Em segundo lugar, está mais que visto que há jogadores nomeadamente no sector defensivo que não têm a mínima categoria para jogar na equipa do Porto. Falo de Bruno Alves, Bosingwa e de Ricardo Costa( este caso ainda é mais grave que os outros, porque usa a braçadeira de capitão).
É flagrante a falta de habilidade destes jogadores, que se reflete no posicionamento em campo, nas fifías que cometem constantemente, e no nervosismo que as suas exibições denunciam.
Pedro Emanuel tem que jogar sempre, porque é indiscutivelmente aquele que tem mais categoria e que dá mais garantias no sector defensivo do plantel.
E Jorge Costa? Porque motivo não joga? Esta birra de Co Adriaanse faz lembrar alguém..talvez um brasileiro que treina a nossa selecção..
Apesar de veterano, merece pelo menos uma oportunidade, e mesmo que não jogue, por tudo o que significa no balneário, deve estar presente em todas as convocatórias, para estar sempre perto da equipa. A mística está com ele.
É por demais evidente que este sistema táctico usado por Adriaanse põe ainda mais a nu estas fragilidades defensivas, mas também é certo, que mesmo com os melhores defesas do mundo, a equipa sofreria muitos golos.
É crucial um trinco à moda antiga, para equilibrar o meio campo defensivo, e apoiar a defesa, no objectivo claro de juntar mais as linhas. Já toda a gente viu isso, e Adriaanse continua a teimar..os resultados estão à vista.
O holandês é demasiado romântico, e aquilo que ele pretende implementar, só poderia resultar hà 30 anos atrás! Hoje em dia, o futebol é eminentemente táctico, defensivo.. no fundo é um jogo de paciência, hà que esperar pelos erros dos adversários.
Ninguém duvida que o estilo de Adriaanse é mais atractivo, e é obvio que qualquer amante de futebol gosta de ver bons espectáculos, mas a grande realidade é que o que conta são os resultados, porque só esses podem dar títulos!
Todos preferem ganhar um campeonato a jogar razoavelmente, do que perder um campeonato e jogar de uma forma soberba.
O jogo de 4ªfeira com o Inter para a Champions League pode assumir proporções inimagináveis caso o treinador do Porto não mude o esquema e alguns jogadores.
Co terá que mudar, para bem do clube, e para bem dele próprio.
Os lenços brancos foram um sério aviso ao holandês, que terá que deixar a casmurrice de lado, e dar definitivamente o braço a torcer, mudando o esquema a que é fiel,e passando a jogar um futebol mais prático, menos atractivo é certo, mas que dará seguramente mais pontos..

2 comentários:

Anónimo disse...

Lenços brancos? Quais lenços brancos? O Adriaanse diz que só viu lenços brancos nos adeptos do Benfica. De qualquer modo, como ele até nunca disse que se demitiria caso os adeptos do FCP lhe mostrassem lenços brancos, não há nada de mais nisso.

Anónimo disse...

E uma brogonha o k s passa no fcp....MAnuel machado a treinador.