quarta-feira, junho 01, 2005

A "Tanga"

Que o país está de tanga, não é novidade para ninguém, que nos estão a pedir para apertarmos novamente o cinto, muito menos. Mas será que vai valer a pena? A desconfiança é grande e é real, porque as crises se têm sucedido, e a situação económica do país está cada vez mais caótica.
Os esforços dos portugueses acabam na grande maioria das situações por ser em vão, porque inevitavelmente as finanças públicas acabam sempre por ser mal geridas, e o país não consegue libertar-se deste gravíssimo estado a que chegou.
Sobe o IRS, o IRC, o IVA, e tudo o que é imposto, o Estado aumenta exponencialmente as receitas, e em vez de cortar nas despesas abusivas e perfeitamente absurdas que tem( e terá muitas) e controlar as contas públicas, procura ao invés e de imediato, uma forma de desbaratar os milhões..
Os Governos sucedem-se, nas campanhas eleitorais fazem-se promessas em catadupa, são tomadas medidas excepcionais dadas as circunstâncias, e passado um tempo, chega-se à brilhante conclusão de que os esforços não valeram de nada, e que a situação está pior que o que estava.
O PS culpa o PSD, o PSD culpa o PS, e andamos nisto..no final quem paga as favas dos disparates destes senhores, somos todos nós.

Hoje, o Sr Ministro das Obras Públicas anunciou que o projectos do TGV, o novo aeroporto da OTA, e uma nova ponte sobre o Tejo, vão avançar a curto prazo.. curiosamente no mesmo dia em que o Ministro da Economia disse que crescimento da economia vai ser «difícil» e passa pelo "incentivo público a projectos de investimento privado, em vez do aumento do consumo dos agentes económico ou dos gastos públicos." Não é menos curioso o facto das obras estarem todas "ligadas" á capital..

Sem comentários: