sexta-feira, fevereiro 04, 2005

José Couceiro: a escolha acertada


Costuma dizer-se que à terceira é de vez, e depois dos falhanços Del Neri e Fernandez, o Porto parece finalmente ter encontrado um sucessor à altura de Mourinho - José Couceiro.
É óbvio que é arriscado dizer-se que é um sucessor à altura, porque o treinador do Chelsea é de facto um "enorme" treinador, que percebe de futebol como ninguém.
Mas eu assumo esse risco, porque me parece um treinador de indubitável qualidade.
O que salta à vista da até agora curta carreira de Couceiro, é que ele é um treinador rigoroso, disciplinador, amante de um futebol pragmático, que assenta sobretudo em esquemas tácticos perfeitamente definidos, onde a pressão sobre o adversário que leva a bola é constante, e cujas equipas gostam de ter muita posse de bola.
Apesar de ter orientado Alverca e Setúbal(clubes de 2a linha), incutiu nas duas equipas uma mentalidade ofensiva(o que no caso do Alverca lhe criou dissabores, porque apesar de jogar bom futebol, a equipa desceu de divisão).
Mas não é só na disposiçao da equipa em campo que Couceiro se assemelha a Mourinho, também fora dele Couceiro é parecido - é um bom "condutor de homens", e é fundamentalmente disso que a equipa do Porto precisa nesta altura.
Pinto da Costa desta vez fez mesmo a escolha acertada, e estou convicto de que José Couceiro irá dar inúmeras alegrias aos portistas, e, embora seja injusto pedir-lhe já este ano a conquista do campeonato, não tenho grandes dúvidas que o irá ganhar..

Sem comentários: