segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Ray Charles domina Grammy's


Ray Charles foi o grande vencedor da 47ª edição dos Grammy, ao arrebatar oito categorias nos prémios atribuídos pela indústria norte-americana da música, numa cerimónia que decorreu em L A.
O cantor negro e invisual da «soul», que faleceu em Junho aos 73 anos, dominou por completo esta edição.«Genius loves company», editado a título póstumo, foi considerado o melhor do ano.
Ray garantiu ainda a vitória na categoria de melhor single com «Here we go again», um dos doze duetos do álbum, a meias com Norah Jones, que quando recebeu o prémio disse que isto mostrava «como a música pode ser maravilhosa».
O prémio de revelação do ano foi atribuído aos «Maroon 5», que deixaram para trás, surpreendentemente, a britânica Joss Stone, ao passo que Alicia Keys alcançou apenas metade dos oito prémios aos quais concorria.
John Mayer assegurou a vitória na categoria de melhor canção com «Daughters», bem como a melhor interpretação masculina, ao passo que o rapper Kayne West garantiu três dos 10 prémios, incluindo o melhor álbum de rap com «The College Dropout», a sua obra de estreia.
Referência ainda para os U2 que venceram a melhor interpretação rock (grupo) e a melhor canção rock, graças a música «Vertigo», incluída no último álbum do grupo «How to Dismantle an Atomic Bomb».
O ex-presidente americano Bill Clinton venceu na categoria de melhor álbum recitado somando o segundo Grammy da sua carreira com a sua autobiografia «A minha vida».
Destaque ainda para a apresentação de uma interpretação especial da música «Across the Universe», dos Beatles, interpretada por nomes como Bono, Stevie Wonder, Norah Jones e Alicia Keys, e que tem o objectivo de recolher fundos a favor das vítimas do maremoto de 26 de Dezembro..

Sem comentários: