segunda-feira, janeiro 30, 2006

Pensamento do dia

"O verdadeiro artista não dá atenção ao público. O público para ele não existe"

A Liga

Este fim de semana, o Sporting venceu na luz o Benfica por 1-3, dando um autêntico festival, diria mesmo dando um recital de futebol ao "velho" rival.
No final do jogo, os adeptos do Porto, já esfregavam as mãos, prevendo os 6 pontos de diferença que resultariam da vitória em Vila do Conde. Até Ronald Koeman, no final da partida, admitiu que o título estaria mais longe, porque "Esta derrota é um golpe forte, ficamos a 6 pontos. Tudo fica mais complicado".
Todos se esqueceram, porém, de que este ano, o Futebol Clube do Porto é treinado por um senhor holandês, chamado Co Adriaanse, que com 56 anos de idade, e muitos anos de actividade como treinador de futebol, não tem qualquer título inscrito no seu palmarés.
Que Adriaanse é teimoso, já todos sabemos desde o ínicio da época, mas neste momento, muitos começam a duvidar da sua capacidade para treinar numa liga como a nossa, sobretudo num clube grande como o Porto.
São muitos erros consecutivos, que só não comprometeram definitivamente as aspirações do Porto em relação ao título, porque o plantel dos azuis e brancos é de facto riquíssimo, cheio de grandes individualidades, que vão decidindo os jogos em alturas complicadas.
É preciso não esquecer que o Porto tem Quaresma, tem Lucho, tem Diego, entre outros grandes jogadores, que certamente teriam lugar nos melhores planteis da Europa.
Por muito que procuremos não há memória de um único jogo oficial do Porto esta época que tenha deixado os adeptos satisfeitos. E isto, deve-se unica e exclusivamente ao treinador e à sua enorme teimosia.
Foi preciso ser precoce e vergonhosamente eliminado da champions para ceder aos críticos e equilibrar a equipa com um médio defensivo. Desde aí, Paulo Assunção tem-se assumido como um dos mais influentes do conjunto azul e branco.
Depois de "despachar" pela porta pequena Jorge Costa, um dos mais importantes jogadores da história do clube, Co prepara-se para fazer o mesmo com Vítor Baía.
E faz isto, sem ter bem a noção daquilo que está a fazer, e sem suporte técnico que justifique as suas decisões(já vimos o mesmo com Scolari..).
Para além disso Adriaanse mantém uma relação conflituosa com a imprensa, dando inclusivamente muitas vezes o "dito" por "não dito".
Concedeu um exagerado período de férias natalícias aos jogadores, quiça para ele próprio as poder gozar no seu país..
Insiste em apostar em determinados jogadores que toda a gente já viu que não têm categoria para jogar no clube. Cria atritos aqui e ali com alguns jogadores, remetendo-os para a bancada, e não lhes dando mais oportunidades.
Persiste na ideia parva de cansar os jogadores chave com jogos completos atrás de jogos completos, levando a uma sobrecarga enormíssima(Lucho é um exemplo), e que tem como consequência um sub-rendimento notório.
Apesar dos 4 pontos de vantagem, o Porto nunca convenceu esta época, e a equipa não produz nem de perto nem de longe aquilo que podia e devia. Por isso, não somos favoritos à conquista do campeonato, e só um pequeno milagre poderá trazer o título para a Invicta.
Tanto o Benfica, como o Sporting(que grande exibição no Sábado, equipa super personalizada) estão neste momento uns largos furos acima do Porto, e quanto a mim, estão em óptimas condições de poder apanhar este Porto na tabela classificativa.
Parece-me óbvio que Pinto da Costa deve tomar uma atitude enquanto é tempo, e emendar mais uma vez a mão, porque o técnico holandês foi um falhanço muito grave(dados os acidentes da época passada..)
O Porto precisa de um treinador consagrado, que pegue na equipa, e a modele à sua maneira, que tenha força para a poder construir sem interferências externas, em suma, alguém que mereça o respeito de todos. Não há margem para mais experiências, é preciso jogar pelo seguro, porque a imagem de Pinto da Costa já não é tão bem vista como outrora entre os portistas, e o seu tempo à frente do clube pode, no caso de mais um falhanço, estar a chegar ao fim...

sábado, janeiro 28, 2006

Super Jackpot

Apesar da correria desenfriada às tabacarias deste país, mais uma vez, e pela enésima vez consecutiva, o Euromilhões não saiu a ninguem.
Ontem à noite, a sorte ditou os números 9, 15, 21, 40, 49 e as estrelas 1 e 4.
Para a semana haverá um jackpot de 183 milhões de euros, o maior prémio de sempre neste concurso, e se nenhum apostador vencer, o prémio é dividido pelos vencedores do segundo prémio. Se o segundo prémio também não tiver vencedor, as apostas com os terceiros prémios passam a ser vencedoras.
Apesar das hipóteses de acertar nos cinco números correctos e nas duas estrelas serem de uma em 76 milhões, os portugueses não desistem, e continuam a insistir, à espera dos milhões.
É curioso verificar, que invariavelmente à 6a feira, as conversas das pessoas passam pelo Euromilhões. Toda a gente tem projectos mais ou menos definidos para aplicar o dinheiro.
Sonhar é bom...

Sábado

Está uma tarde gélida no Porto, bem como em todo o país, pelos relatos que se vão ouvindo. As frentes polares andam aí, e a EDP esfrega a mãos de contente - nada melhor que os consumos de energia dispararem para se esquecerem das Iberdrolas..
Hoje os termómetros devem descer até -7ºC nas Penhas Douradas e -5ºC na Guarda.
Logo à noite há derby, Benfica e Sporting jogam uma partida importante, que pode desde já, em caso de derrota, afastar irremediavelmente o Sporting da luta pelo título.
Paulo Bento acredita que tem armas para ganhar na luz, e promete jogar para os 3 pontos.
Veremos se não temos habilidades, como temos tido nas últimas semanas, que facilitem a vida aos encarnados. A polémica já estalou, à volta do nome(surpreendente,ou nao..) do árbitro da partida.
Entretanto, no ténis, a francesa Amélie Mauresmo venceu a competição feminina do Open da Austrália, ao bater na final a belga Justine Henin-Hardenne, que abandonou a partida devido a problemas de estômago originados por anti-inflamatórios..

sexta-feira, janeiro 27, 2006

The Doors

Don't you love her madly
Don't you need her badly
Don't you love her ways
Tell me what you say
Don't you love her madly
Wanna be her daddy
Don't you love her face
Don't you love her as she's walkin' out the door

Like she did one thousand times before
Don't you love her ways
Tell me what you say
Don't you love her as she's walkin' out the door

All your love

All your love is gone,
So sing a lonely song
Of a deep blue dream,
Seven horses seem to be on the mark
Yeah, don't you love her
Don't you love her as she's walkin' out the door

All your love

Yeah, all your love is gone
So sing a lonely song
Of a deep blue dream
Seven horses seem to be on the mark
Well, don't you love her madly
Don't you love her madly
Don't you love her madly

terça-feira, janeiro 24, 2006

Auto-estradas perigosas

Um estudo recente confirma aquilo que há muito eu defendo, as auto-estradas e vias equiparadas que têm valas de terra a meio das vias em vez de separadores metálicos, vulgo rails, são perigosas.
A A2, a A6, e a A28 são exemplos em que temos valas em vez de rails, e os acidentes sucedem-se a um ritmo vertiginoso, e têm geralmente consequências trágicas.
Um estudo do Instituto Superior Técnico revela que essas valas permitem que, em caso de acidente, os carros passem para a via contrária e possam chocar de frente com outros veículos.
A Brisa garante que já desde Fevereiro do ano passado está prevista a instalação de rails na A2 e na A6.

Moment of Zen

Pinto da Costa ontem à noite, a propósito de José Veiga, "O nosso inimigo anda impune de sapo em sapo"..

domingo, janeiro 22, 2006

Vitória de Cavaco Silva


Cavaco Silva, venceu as eleições presidenciais, e é o novo Presidente da República de Portugal.
Pela primeira vez a direita chega a Belém desde o 25 de Abril de 1974.
O Colunista endereça os parabéns ao novo Presidente da República, e deseja-lhe as maiores felicidades para o futuro.

Apelo ao voto


Votar é um direito mas também um dever cívico. Portanto, votem! Não deixem que os outros decidam por vocês...

sábado, janeiro 21, 2006

Seinfeld, as melhores citações

-"It's not a lie, if you believe. by...George ";
-"Everything I've ever done or said is the complete opposite of what I've wanted. by...George ";
-"Worlds are colliding!! George is gettin very upset!! by...George ";
-"You suffer for your soup. by...Kramer ";
-"Aht!! by...Kramer ";
-"I don't wanna wear the ribbon! by...Kramer ";
-"You're killing independent George! by...George ";
-"When this wedding is postponed, it's like a stay of execution! by...George ";
-"I can't carry a pen, I'm afraid it'll puncture my scrotum. by...George ";
-"For I am Costanza, Lord of the Idiots. by...George ";
-"'Cause I'm like ice, buddy, if I don't like you, you've got problems. by...Kramer ";
-"I'm a great quitter. I come from a long line of quitters. I was raised to give up. by...George ";
-"I won't tolerate infestation! by...Frank Costanza ";
-"A gift that isn't enjoyed is like a flower that doesn't blossom. by...Kramer ";
-"I don't want to be remembered, I want to be forgotten. by...George ";
-"This is beyond B.O., this is is B.B.O.! by...George ";
-"Actually it was in gym class. I was trying to climb the ropes and Jerry was spotting me. I kept slipping and burning my thighs and then finally I slipped and fell on Jerry's head. We've been -close ever since. by...George";
-"I can't go to a bad movie by myself. What, am I gonna make sarcastic remarks to strangers? by...Jerry";
-"That woman had an orgasm under false pretenses. That's sexual perjury! by...Jerry";
-"She had man hands! by...Jerry";
-"What do girls do? (Jerry, on what girls do to torment each other.) We just tease someone until they develop an eating disorder. by...Elaine";
-"It's not fair that people are seated first-come, first-serve. It should be based on who's hungriest. by...Elaine";
-"Who's gonna turn down a Junior Mint- It's chocolate, it's peppermint by... it's delicious by...Kramer";
-"I always get the feeling that when lesbians are looking at me they’re thinking 'That’s why I’m not a heterosexual'. by...George ";
-"Just remember, it's not a lie if you believe it. by...George ";
-"Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia? by...George";
-"I'm not gay! Not that there's anything wrong with that. by...Jerry";
-"I'm not a lesbian. I hate men, but I'm not a lesbian. by...Elaine";
-"But I’m disturbed, I’m depressed I’m inadequate I got it all. by...George";

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Sondagem

Números de uma sondagem da Universidade Católica para o Público, Antena 1 e RTP, que foi divulgada hoje,

Cavaco Silva - 52%

Manuel Alegre - 19%

Mário Soares - 15%

Jerónimo de Sousa - 7%

Francisco Louçã - 6%

Garcia Pereira - 1%

De acordo com esta sondagem, Aníbal Cavaco Silva será o próximo Presidente da República, vencendo as Presidenciais20006 logo na 1ª volta..

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Coffee and TV


So give me Coffee and TV
Peacefully
I've seen so much
I'm goin blind
And i'm braindead virtually
Sociability
It's hard enough for me
Take me away form this big bad world
And agree to marry me
So we can start all over again

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Por via das dúvidas..

Cavaco Silva hoje de manhã, "Farei todos os possíveis para que o nosso Governo, que foi escolhido livremente há menos de um ano, possa completar o seu mandato"

Pensamento do dia

"O incerto é a nossa única certeza."

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Reacção

Às voltas num vale sombrio, onde as árvores parecem ter rosto, e onde as aves passam em voo rasante, ameaçando o amedrontado miserável, pobre de espírito, que vagueia por ali, procurando encontrar o fogo que lhe acalente esperanças de uma vida mais profícua e deveras mais aliciante.
O que encontra são mares profundos onde se afunda e perde o norte que nunca havia encontrado.Tanta displicência resulta não raras vezes num adormecimento assaz melancólico, que transtorna a existência do comum mortal.
Haja inconformismo!

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Perdões Presidenciais, palavras para quê?!

"Há pelo menos dez reclusos condenados por homicídio, entre os quais um arguido preso por cinco mortes, entre os 56 indultados pelo Presidente da República em Dezembro.
Tráfico de estupefacientes, furto e fraude fiscal são outros dos crimes praticados por pessoas que receberam agora o perdão de Jorge Sampaio.
Entre os condenados por homicídio abrangidos pelo perdão presidencial de 2005 está um homem de 75 anos castigado pelo tribunal em 18 anos de cadeia pela morte de cinco pessoas.
Esta redução é a maior entre os indultos concedidos e ajudará a emagrecer a pena, tendo em conta que um condenado a mais de sete anos de prisão pode sair em liberdade condicional completando cinco sextos da pena (neste caso 15 anos). O arguido já terá cumprido seis anos e obteve agora um perdão de quatro anos.
Pelo menos outros nove condenados pela prática de homicídios e um castigado com cadeia por tentativa de homicídio obtiveram a clemência de Sampaio.
A clemência de Sampaio incluiu ainda delitos relacionados com o fisco. Foram perdoadas a um arguido "todas as penas aplicadas" (de prisão e multa) por crimes de fraude fiscal e abuso de confiança".
in publico

Apesar de parecer inacreditável, é uma notícia bem real! O nosso ilustre Presidente da República que está de saída, resolveu ser simpático, e distribuiu indultos a torto e a direito.
O facto de ser mesericordioso e clemente, ficar-lhe-ia bem, em determinadas e específicas situações, que nunca estas..
Não se pode ser clemente com que não merece. As penas são para se cumprir na íntegra, sobretudo neste tipo de crimes de gravidade indiscutivel.
Que raio de exemplo o Presidente da República quer dar à sociedade? Será que na versão dele de democracia o crime compensa?
Palavras para quê?!...

terça-feira, janeiro 03, 2006

Mais um que vem ao engano..

Laurent Robert à chegada a Lisboa, "O Benfica é um superclube"..

segunda-feira, janeiro 02, 2006

1º Post de 2006

É com um enorme prazer que publico o primeiro post de 2006.
Pois é, chegou um novo ano, e como se costuma dizer nestas alturas, "ano novo,vida nova".
O Colunista registou um crescimento assinalável em 2005, o que só me motiva para fazer cada vez mais e melhor, no sentido não só de informar, como também manifestar a minha opinião sobre os mais diversos temas que vou lançando.
Apesar de ser um blog informativo, O Colunista é sobretudo um blog de opinião, uma opinião estritamente pessoal, que não pretende atingir nem confrontar quem quer que seja, não deixando porém, de ser uma visão parcial(porque é a minha) dos factos em discussão.
Existe e sempre existirá um sistema livre de comentários, para fomentar a pluralidade, o debate livre de opiniões, para que a democracia e a tolerância nunca sejam postas em causa.
Os nossos objectivos para 2006 são de melhorar em termos qualitativos mas também em termos quantitativos, e para isso procurarei manter O Colunista sempre actualizado, na medida do que me for possível, e assim o tempo mo permita, para não termos vazios que por vezes chegavam a uma ou duas semanas.
Desejo um próspero 2006 a todos. Que este seja o ano que marque uma viragem do rumo que o nosso amado país está a tomar, e que possamos chegar a 2007 mais confiantes, mais sorridentes, e sobretudo com a certeza de que o país está no bom caminho...