Este fim de semana, o Sporting venceu na luz o Benfica por 1-3, dando um autêntico festival, diria mesmo dando um recital de futebol ao "velho" rival.
No final do jogo, os adeptos do Porto, já esfregavam as mãos, prevendo os 6 pontos de diferença que resultariam da vitória em Vila do Conde. Até Ronald Koeman, no final da partida, admitiu que o título estaria mais longe, porque "Esta derrota é um golpe forte, ficamos a 6 pontos. Tudo fica mais complicado".
Todos se esqueceram, porém, de que este ano, o Futebol Clube do Porto é treinado por um senhor holandês, chamado Co Adriaanse, que com 56 anos de idade, e muitos anos de actividade como treinador de futebol, não tem qualquer título inscrito no seu palmarés.
Que Adriaanse é teimoso, já todos sabemos desde o ínicio da época, mas neste momento, muitos começam a duvidar da sua capacidade para treinar numa liga como a nossa, sobretudo num clube grande como o Porto.
São muitos erros consecutivos, que só não comprometeram definitivamente as aspirações do Porto em relação ao título, porque o plantel dos azuis e brancos é de facto riquíssimo, cheio de grandes individualidades, que vão decidindo os jogos em alturas complicadas.
É preciso não esquecer que o Porto tem Quaresma, tem Lucho, tem Diego, entre outros grandes jogadores, que certamente teriam lugar nos melhores planteis da Europa.
Por muito que procuremos não há memória de um único jogo oficial do Porto esta época que tenha deixado os adeptos satisfeitos. E isto, deve-se unica e exclusivamente ao treinador e à sua enorme teimosia.
Foi preciso ser precoce e vergonhosamente eliminado da champions para ceder aos críticos e equilibrar a equipa com um médio defensivo. Desde aí, Paulo Assunção tem-se assumido como um dos mais influentes do conjunto azul e branco.
Depois de "despachar" pela porta pequena Jorge Costa, um dos mais importantes jogadores da história do clube, Co prepara-se para fazer o mesmo com Vítor Baía.
E faz isto, sem ter bem a noção daquilo que está a fazer, e sem suporte técnico que justifique as suas decisões(já vimos o mesmo com Scolari..).
Para além disso Adriaanse mantém uma relação conflituosa com a imprensa, dando inclusivamente muitas vezes o "dito" por "não dito".
Concedeu um exagerado período de férias natalícias aos jogadores, quiça para ele próprio as poder gozar no seu país..
Insiste em apostar em determinados jogadores que toda a gente já viu que não têm categoria para jogar no clube. Cria atritos aqui e ali com alguns jogadores, remetendo-os para a bancada, e não lhes dando mais oportunidades.
Persiste na ideia parva de cansar os jogadores chave com jogos completos atrás de jogos completos, levando a uma sobrecarga enormíssima(Lucho é um exemplo), e que tem como consequência um sub-rendimento notório.
Apesar dos 4 pontos de vantagem, o Porto nunca convenceu esta época, e a equipa não produz nem de perto nem de longe aquilo que podia e devia. Por isso, não somos favoritos à conquista do campeonato, e só um pequeno milagre poderá trazer o título para a Invicta.
Tanto o Benfica, como o Sporting(que grande exibição no Sábado, equipa super personalizada) estão neste momento uns largos furos acima do Porto, e quanto a mim, estão em óptimas condições de poder apanhar este Porto na tabela classificativa.
Parece-me óbvio que Pinto da Costa deve tomar uma atitude enquanto é tempo, e emendar mais uma vez a mão, porque o técnico holandês foi um falhanço muito grave(dados os acidentes da época passada..)
O Porto precisa de um treinador consagrado, que pegue na equipa, e a modele à sua maneira, que tenha força para a poder construir sem interferências externas, em suma, alguém que mereça o respeito de todos. Não há margem para mais experiências, é preciso jogar pelo seguro, porque a imagem de Pinto da Costa já não é tão bem vista como outrora entre os portistas, e o seu tempo à frente do clube pode, no caso de mais um falhanço, estar a chegar ao fim...